quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Com uma pequena ajuda dos meus amigos

Me lembrei de uma música hoje.
Uma música que marcou minha adolescência por ser a trilha sonora dos meus Anos Incríveis.

Recomendo que você assista esse vídeo antes de continuar lendo e se precisar de ajuda com a letra e a tradução clique aqui.
A tradução não é muito precisa mas pode te ajudar.
É uma música que sempre me fez pensar sobre o quanto realmente somos capazes de realizar com nossas próprias forças.
E quanto mais o tempo passa mais claro fica para mim que é muito pouco.
Desde pequenos atos até feitos espetaculares sempre precisamos do apoio de quem nos quer bem.
Há muitos anos caminhando para a minha casa tive uma epifania sobre isso.
Acabei guardando isso para mim e hoje me lembrei ao ouvir essa música e resolvi compartilhar.
Nunca conheci meu avô materno. Ele faleceu quando minha mãe tinha uns 10 anos.
O que sei dele são através das histórias contadas por ela.
Seu José Ferreira da Silva, o Ferreirinha.
Ele deve ter sido um cara bem legal. Gostaria muito de tê-lo conhecido e batido um papo com ele. Ele deveria ser um cara bom de conversa.
Meus avós moravam num sítio onde hoje é o bairro de Dona Catarina em Mairinque.
Isso nas décadas de 30 e 40. Portanto dá para se ter uma idéia de como era uma vida difícil e sem recursos.
Das histórias que minha mãe conta ela sempre destaca duas.
A primeira em que meu avô era constantemente questionado pelos outros sitiantes do porque dele fazer os filhos irem para a escola. Eles diziam que isso era bobagem, que era muito melhor colocar as crianças para trabalharem na roça ao invés de perder tempo estudando.
Meu avô sempre respondia que não tinha herança para deixar para os filhos mas que saber ler e escrever era algo que ninguém nunca iria tirar deles.
A segunda era sobre o lado musical do meu avô. Ele era violeiro e fazia as próprias violas, pelo o que minha mãe conta creio que eram violas de cocho.
O que eu tomei consciência a muitos anos atrás naquela noite foi de como o esforço do meu avô para que minha mãe e tios estudassem e os ensinamentos de viola dele para o meu tio Luís, que se tornou violeiro, foi importante para mim.
Sou grato a um homem que jamais conheci e nunca teve idéia de que um dia eu iria existir.
Graças a ele minha mãe sempre teve claro o valor dos estudos e conhecimento e sempre apoiou a mim e meus irmãos nos estudos.
Graças a ele meu tio se tornou violeiro. E foi assistindo meu tio tocar viola que eu comecei a me interessar por música.
Apesar de ser guitarrista e adorar Rock, Blues e Country minhas primeiras influências musicais foram Tonico e Tinoco, Trio Parada Dura e Tião Carreiro e Pardinho.
Graças a meu avô os filhos foram um passo adiante. Através da minha mãe e meus tios meu avô me levou um passo adiante.
E, por mais estranho que pareça, o que eu realmente gostaria é que ele visse o quão longe foi, o quanto frutificou o que ele fez.
Espero poder ser como meu avô. Espero poder fazer algo tão simples como ensinar como se tocar um acorde em um instrumento, mas fazer isso de uma forma que pessoas serão transformadas, serão levadas um passo adiante mesmo que isso seja décadas depois da minha morte.
Obrigado Vô.

Nenhum comentário: