domingo, 19 de agosto de 2012

Pegar o gosto

Imaginem a seguinte situação:

Um pai chega até uma escola de ensino fundamental para fazer a matrícula de seu filho e fala para a atendente da escola:
- Vou matricular meu filho na escola para ver se ele pega gosto por esse negócio de estudar. Se depois de um mês frequentando a escola ele gostar de português, matemática, história, geografia e das outras matérias que são ensinadas aqui eu compro o material escolar e o uniforme. Se ele não gostar eu vou retirá-lo da escola, afinal, não vou gastar meu dinheiro com uma coisa que ele pode não querer fazer mais.

Para quem não sabe, privar uma criança de educação é crime.

Toda criança tem direito a educação e é DEVER dos pais e do estado garantir que esse direito seja respeitado e atendido.
Difícil imaginar algum pai fazendo isso.
Mais difícil é descobrir que existem pais fazendo isso.
Já fui procurado por pais que diziam o seguinte:
"Vou matricular meu filho na aula de música mas vou esperar um tempo para ver se ele pega gosto por tocar, se eu perceber que ele tem jeito para a coisa eu compro um instrumento para ele, afinal, não vou gastar meu dinheiro com uma coisa que ele pode não querer fazer mais."

É surpreendente como as pessoas esquecem que ARTE também faz parte da EDUCAÇÃO de uma pessoa, seja ela criança ou adulto.

E, independente de ser ou não uma atitude criminosa impedir que uma criança tenha acesso a educação e a cultura, é triste e vergonhoso essa ser uma mentalidade e opinião arraigada nas pessoas.

Uma criança não deve estudar artes (música, teatro, dança, pintura, etc) porque ela gosta. Ela deve aprender sobre arte e cultura pelo mesmo motivo que deve estudar português, matemática e outras matérias "normais".
Ela deve aprender ARTES porque PRECISA disso para se tornar um cidadão e um SER HUMANO inteligente e completo.

Esse é o gosto de muitas pessoas. Esse é o gosto amargo da ignorância.