sábado, 4 de agosto de 2012

Gerações Perdidas

Para começar pra valer....
Tem uma foto que circula no Facebook em que há um texto falando para o músico se valorizar e não tocar sem cobrar cachê, você como usuário do FB já deve ter visto.
Escrevi o seguinte comentário sobre a foto:


"Concordo com tudo o que está escrito, porém, o maior problema é o baixo nível cultural da nossa população. Mesmo as pessoas com formação universitária desconhecem a boa música. São médicos, engenheiros, advogados, professores universitários, mestres e doutores que apesar do grande conhecimento científico possuem baixo conhecimento cultural. Se iludem ao acreditar que ao enviar os filhos para a Disney ou passearem no museu do Louvre estão fazendo algo efetivo pelo seu desenvolvimento cultural. Ver um cozinheiro preparando uma bela refeição e saboreá-la o faz expectador e apreciador do prato que foi feito mas não o capacita a entender como a gastronomia funciona. Portanto, ir para a França ou assistir a um concerto não faz de ninguém, automaticamente, mais culto, a não ser que aja envolvimento intelectual e AFETIVO com a arte. Tive a felicidade de ser criado por pais que gostavam de boa música e conviver com irmãos que aguçaram meu gosto musical e estético. Infelizmente o meu caso é exceção, a maioria das crianças são vítimas da ignorância cultural dos pais o que gera um círculo vicioso e mais e mais gerações perdidas."

Já vi muita besteira e idiotice paterna e materna nos meus 20 anos de trabalho como professor de música.
É uma pena. Parece que cada vez mais temos crianças abandonadas em sua educação por pais que deveriam ser os mais aptos para isso, afinal, pessoas com graduação + pós + MBA + ETC deveriam estar aptas e DISPOSTAS a sentar-se junto ao seus filhos e ensiná-los sobre qualquer coisa (arte, ciência, vida) mas não fazem isso. Estão ocupados demais e afinal é para isso que existem os professores de plantão nas escolas particulares e caras onde os filhos estudam. Para serem os pais e mães que esses pais não tem a coragem e responsabilidade de ser.

Uma história pessoal.

Minha mãe estudou até a 3ª série de uma escola que ficava a QUILÔMETROS do sítio onde ela morava. Ela vencia essa distância andando a pé (descalça) e de trem. 
Nunca teve uma boa instrução mas se esforçou ao máximo para que eu e meus irmãos estudássemos. Lembro dela sentada ao meu lado tentando me ajudar a resolver as questões de matemática e português que eram mais difíceis para ela do que para mim. Ela NUNCA faltou a uma reunião de pais e mestres da minha escola e sempre estava atenta as minhas notas no boletim.
Graças a esse esforço dela e de meu pai eu e meus irmãos progredimos na vida e nos tornamos cidadãos de bem.

Dias atrás eu ouvi uma reclamação de uma garotinha triste que me disse: "Eu não peço pro meu pai me ajudar com matemática porque ele está ocupado demais trabalhando e não pode me dar atenção e minha mãe não gosta de me ajudar em português e disse que eu tenho que falar com as professoras de plantão da minha escola."
Isso partiu meu coração, ainda mais se levando em conta a formação educacional dos pais dessa criança.
Típico caso de "Casa de ferreiro com espeto de pau".

É uma pena que tantas pessoas se esforcem para serem profissionais de sucesso mas não se dediquem a serem pais de sucesso. 

Por hoje é só.

Boa noite.

Nenhum comentário: